quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Características

Os cnidários constituem um filo que inclui os animais aquáticos.
O corpo dos cnidários é basicamente um saco formado por duas camadas de células a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. Por esta razão, diz-se que os cnidários são diploblásticos.

Representantes

Hidras de água doce, as medusas ou águas-vivas, que são normalmente oceânicas, e os corais e anêmonas-do-mar.

Alimentação

A alimentação é feita através dos tentáculos, que capturam e encaminham para a boca os animais e plâncton. Movimentos da parede do corpo e dos flagelos das células digestivas permitem a mistura das secreções digestivas, liquefazendo as partes moles do alimento. As células digestivas recolhem, então, as pequenas partículas com a ajuda de pseudópodes, terminando a digestão intracelularmente. As partes duras, não afectadas, são libertadas pela boca, que funciona igualmente como ânus.

Reprodução

Os cnidários reproduzem-se sexuada e assexuadamente. A reprodução sexuada dá-se na fase medusa (com exceção dos antozoários, os corais e as anêmonas-do-mar, e hidra e algumas outras espécies que não desenvolvem nunca a fase de medusa): os machos e fêmeas libertam os produtos sexuais na água e ali se conjugam, dando origem aos zigotos.
Os pólipos reproduzem-se assexualmente formando pequenas réplicas de si mesmos por evaginação da sua parede, chamadas gomos. No caso dos corais, estes novos pólipos constroem o seu "esqueleto" e continuam fixos, contribuindo para o crescimento da colónia.

Função Ecológica

Os cnidários fazem parte da cadeia alimentar.

Doenças Transmitidas

Em acidentes eles causam queimaduras.

Curiosidades

Existem medusas que podem medir de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento.
No oceano Índico e Pacífico existem medusas chamadas vespas-do-mar que são capazes de matar um ser humano, nas águas brasileiras as medusas não são muito perigosas.
Meio de locomoção da Hydra é dando cambalhotas.
As medusas comem bastante. A Aurelia, por exemplo, uma medusa que é comum em todo mundo, mede cerca de 25 centímetros de diâmetro e é capaz de matar dez filhotes de salmão por hora.

Referências Bibliográficas

http://blogdasextamutirao.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Barros Carlos e Paulino Wilson Roberto -Os Seres Vivos- Editora Ática- 2002

Cruz- Daniel- Ciências Educação Ambiental- Editora Ática- 1995

Classificação Científica

O filo Cnidária está dividido em quatro classes de organismos atuais e mais uma de fósseis:

Anthozoa - as anêmonas-do-mar e corais verdadeiros;
Scyphozoa- as verdadeiras água-vivas;
Cubozoa - as medusas em forma de cubo;
Hydrozoa - as hidras, algumas medusas, a garrafa-azul (caravela-portuguesa) e os corais-de-fogo;
Staurozoa - as medusas que habitam regiões costeiras dos oceanos em zonas temperadas e estão fixas pelos tentáculos;
Conulata - extinta.